quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estação de São Bento

Neste local existiu um edifício mandado construir por D. Manuel I, no ano de 1535, que albergaria as monjas vindas de Rio Tinto e outras localidade próximas.


Em 1888 a câmara do Porto autoriza o prolongamento da linha da Campanhã (inaugurada em 1877). Mandou-se demolir o arruinado convento e a abertura dos túneis para fazer a ligação ao centro.
A linha foi inaugurada em 1896, mas o 1º comboio que ali chegou ainda não tinha estação para entrar. Só em 1900 se iniciaram as obras da actual estação. O projecto foi do arquitecto Marques da Silva.
Foi inaugurada em 1906, em forma de U, com 8 linhas e 5 cais e uma imponente estrutura metálica.


É uma obra-prima da arquitectura do ferro e um átrio com 20 000 azulejos distribuídos por 551 m2 de Jorge Colaço, ilustrando acontecimentos da história de Portugal e usos e costumes da gente do Norte.
Cenas como a entrada de D. João I no Porto, para celebrar o seu casamento com a D. Filipa de Lencastre (1386), a conquista de Ceuta, vindimas, azenhas, barcos rabelos, procissões e romarias.


Em 1972 a estação é encerrada aos comboios de mercadorias, mas ainda hoje é um dos ramais da Linha do Norte e o fim da Linha do Douro. 

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