terça-feira, 4 de maio de 2010

Convento de Jesus

Foi fundado pela D. Justa Rodrigues, ama de leite de D. Manuel I, em 1489.

A primeira pedra foi lançada a 17 de Agosto de 1490, com projecto do mestre Boytac.
Com a subida ao trono de D. Manuel I, o plano original foi alterado, fazendo uma igreja maior e maiores dependências. Desse tempo resta a estrutura muraria da igreja, a cripta sob o altar-mor e os coros alto e baixo.

A igreja tem 3 naves de igual altura separadas por colunas torsas de pedra polida da Arrábida, o que lhe dá um aspecto rico e brilhante.
A capela-mor é alta e foi começada em 1520, com uma abóbada muito complexa com nervuras curvas.
O corpo do templo é mais baixo que a cabeceira. Tem azulejos mudéjares sevilhanos na cripta funerária com inscrições evocativas da morte.
Toda a igreja tem elementos decorativos de grande elaboração, tardogóticos, e de um naturalismo exacerbado (trompas de ângulo da capela-mor, nicho do sacrario parletal, nicho-altar da sacristia e janela cega do flanco esquerdo da cabeceira).

O claustro é de grande dimensão, com 2 pisos e arcadas corridas com arcos ogivais, interrompidas por vãos de acesso à quadra.
No extremo oposto á igreja fica o lavabo coberto, de planta quadrangular, onde se encontram mísulas de excelente desenho e com cabeças em alto-relevo.

Sem comentários: