sexta-feira, 9 de abril de 2010

Viana do Castelo

Teve origem num pequeno povoado chamado Átrio.
Já existia no século XII, tendo o rei D. Afonso III, rebaptizado a então vila como Viana, em 1528 ao dar-lhe carta de foral incrementando o seu desenvolvimento.

Nos séculos seguintes conhece um grande avanço, com o senhorio régio e com a fixação de novos moradores, mas principalmente a localização na foz do Rio Lima.

Viana tornou-se um grande porto de onde vinham as mercadorias da África, Brasil e do Oriente. Incrementou-se o comércio com o norte da Europa (Flandres, Inglaterra, Alemanha). No entanto isto atraia corsários, o que levou D. Manuel I mandar construir a Fortaleza da Barra.
A estrutura de Viana é hoje facilmente determinável através do traçado viário do centro histórico.
A muralha construída entre 1263 e 1374, desapareceu mas ficou bem marcado o seu traçado.

A cidade está cheia de casas com história, como a Casa de Pêro Galego, na viela da Parenta, com uma caravela em relevo no arranque da verga da porta, a casa de Pedro Tourinho, na Rua do mesmo nome, de arco e estrutura góticas (ele foi um dos primeiros donatários do Brasil, em Porto Seguro).
A maior casa de tipo manuelino é a Casa da Carreira, na Rua Cândido dos Reis, de forma arcaizante, de 1527, obra de Fernão Brandão que servira nas praça de África (Safim e Azamor).

Sem comentários: