A velha Igreja de Santa Maria Maior começou a ser construída na década de 30 do século XV, tendo sido terminada no tempo de D. João II (1482-95).
Na frontaria estão visíveis as armas do monarca, e o escudo de D. Justo Baldino, bispo de Ceuta, na altura administrador da comarca de Valença (a que Viana pertencia).
Tem 2 grandes torres, portal de grande valor artístico com o apostolado, obra dos finais do século XV e é parecida com a catedral de Tui.
O interior é de plano em cruz latina, com 3 naves distintas divididas por arcadas de estrutura leve e cobertas por madeira.
A Capela dos Mareantes pertence às gentes do mar e é do século XV, tem altar com esculturas flamengas de meio corpo numa cena da Lamentação Sobre Cristo Morto, obra excepcional de fabrico de Antuérpia e é de 1520. Nela se guarda o túmulo de João Velho.
A Capela do Camarido é notável pela sua entrada em arco duplo, com colunelos torsos e terminação em cairéis, com uma abóbada de nervuras tardogóticas e com um belo retábulo de 1530 de enormes dimensões, e com as figuras de São João Baptista de de Nossa Senhora do Rosário.
Existem também as capelas manuelinas do Santo Cristo e dos Fagundes.
Sem comentários:
Enviar um comentário