terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O manuelino açoriano

O arquipélago dos Açores fica a meio caminho entre a Europa e a América.
Diz a historia que Gonçalo Velho Cabral chegou á ilha de Santa Maria em 1431. A primeira capitania foi a das ilhas de Santa Maria e São Miguel, que se desdobraram em 1474.
O primeiro convento foi construído em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, mas foi destruído pelo enorme sismo de 1522.
O século XV foi o grande impulsionador da importância das ilhas açorianas, tendo a vila de Angra sido elevada a cidade, e crida a nova diocese em 1534.

A ilha de São Miguel é a maior com 760 km2, de forma obliqua de 65 km por 12. A descoberta da ilha ocorreu entre 1426 e 1439, ano em que se deu o povoamento.
Ponta Delgada é a sua capital, e como tal teve muitos monumentos da época manuelina, mas os terramotos, especialmente o de 1522, destruiu muito dele.
A Igreja de São Sebastião é a matriz da cidade, tem elementos renascentistas e tardo góticos. Os portais têm estruturas complexas e impressionam pela qualidade. No interior existem duas capelas com abóbadas fora do comum, e a capela-mor com abobodamento muito complexo.
Vila Franca do Campo foi capital da ilha de São Miguel até 1522 quando o enorme sismo a destruir por completo, matando a maioria dos seus habitantes. A tenacidade da população fez com que se erguesse novamente a povoação no mesmo local, refazendo os templos.
Do século XVI ficou apenas a igreja matriz dedicada a São Miguel é um edifício gótico tradicional de quatrocentos. A porta axial tem cariz vegetalista, complexo e flamejante, em voga na época também na ilha da Madeira.

A ilha Terceira tem 382 km2, também oblonga de 29 km2 por 17,5, e chamou-se primeiro de ilha de Nosso Senhor de Jesus Cristo ou do Bom Jesus, tendo sido colonizada em 1450 por Jácome de Bruges. Vasco da Gama aportou aqui aquando do regresso da sua viagem á Índia em 1497 e 1498, vindo aqui a falecer, o seu irmão Paulo da Gama, que ficou sepultado no Convento de São Francisco em Angra de Heroísmo.
Angra teve a sua diocese em 1534, e criou um complexo defensivo extenso, forte de São João de um lado e o de São Sebastião do outro. São Sebastião foi a primeira povoação da ilha Terceira e recebeu carta de foral em 1503.
A sua igreja matriz atesta a sua história, é um edifício tardogotico, tendo sido infelizmente destruídos muitos pormenores da igreja, especialmente a talha.

A Praia da Vitória foi sede da primeira capitania da ilha entre 1456 e 1474, sendo elevada a cidade em 1640, tendo um importante conjunto arquitectónico, destacando-se a igreja matriz e a igreja do Senhor Santo Cristo e das Misericórdias. Aqui se deu a Batalha da Salga em 1581, e em 1582 foi aclamado rei de Portugal, D. António, contra o rei Filipe II de Espanha.

A igreja matriz, de Santa Cruz, conserva ainda alguns elementos manuelinos, apesar da reforma do século XVIII, tem um naturalismo vigoroso que não se encontra em mais nenhum lado. No interior as capelas de São Francisco, e a do Senhor dos Aflitos, tem abobadas de nervuras. O portal axial é naturalista com gablete de tradição da Batalha. 

1 comentário:

Blogger disse...

Water Hack Burns 2 lb of Fat OVERNIGHT

Over 160000 men and women are losing weight with a simple and SECRET "liquids hack" to lose 1-2lbs every night while they sleep.

It is effective and it works on anybody.

This is how to do it yourself:

1) Take a drinking glass and fill it up with water half full

2) Proceed to do this amazing hack

so you'll become 1-2lbs skinnier the next day!