terça-feira, 21 de outubro de 2014

Por Terras de Grão Vasco

Vasco Fernandes, mais conhecido por Grão Vasco, é um dos pintores mitos de Portugal. Nasceu e viveu quase sempre na sua cidade, e foi aqui e na cidade de Lamego que teve mais encomendas de mecenas ricos, mas existem trabalhos seus em toda a Beira Alta, Alto Douro e sul de Trás-os-Montes.
D. Miguel da Silva, que participou numa embaixada do rei D. Manuel I ao Vaticano, torna-se mecenas de Grão Vasco, e transmite-lhe os valores renascentistas, que o pintor introduz na arte portuguesa.

A Sé Catedral de Viseu tem abóbadas de nós que unem as 3 naves do templo, num arrojo construtivo, as nervuras transformam-se em cordas com grossos nós. O claustro é um dos mais notáveis do renascimento português. Os azulejos, talha e imaginaria são essencialmente dos séculos XVII e XVIII. No altar-mor a imagem gótica da Virgem com o Menino que veio do retábulo manuelino para o barroco.
Num anexo o museu do pintor Grão Vasco, um dos mais ricos do país.

A cidade de Lamego é importante desde os visigodos no século VII, tendo até aqui sido cunhada moeda. Foi depois ocupada pelos mouros, sendo reconquistada por Fernando Magno em 1057, e sido elevada a diocese em 1071. Egas Moniz, aio do rei D. Afonso Henriques, veio trazer desenvolvimento á região. O foral foi dado em 1191 por D. Sancho I.
A catedral é do século XI mas o que se vê hoje é posterior. A nova fachada é manuelina com 3 belos portais de traça tardogótica que datam de 1508. Manuelino é também parte do claustro de 1524.

Em Tarouca da antiga Abadia de São João, resta apenas a igreja de fundação românica. Fundado em 1154, foi concluído em 1169. A igreja tem cabeceira com 3 capelas, transepto largo e saliente, e 3 naves cobertas por abóbadas de arco quebrado. Guarda o imponente túmulo de D. Pedro, Conde de Barcelos, um dos mais imponentes do século XIV, interessantes painéis de azulejos, talha e imaginária, além da sua notável colecção de pintura quinhentista de Gaspar Vaz, discípulo de Grão Vasco.


Em Ucanha uma das mais belas pontes portuguesas, sobre o Rio Varosa, construída a mando do abade D. Fernando no século XV, e que tem torre de defesa e portagem, com quase 9 metros de lado e tabuleiro em cavalete. 

Sem comentários: