terça-feira, 14 de outubro de 2014

D. Manuel I

Nono filho do Duque de Beja, D. Fernando, irmão do rei D. Afonso V, nasce em Alcochete a 31 de Maio de 1469.
O herdeiro do rei D. João II, D. Afonso, cai do cavalo e morre. O filho natural do rei D. Afonso V, D. Jorge, é afastado por intrigas palacianas da rainha D. Leonor, que era irmã de D. Manuel I. Os seus dois irmãos foram mortos por conjurarem contra o rei D. Afonso V. Quando D. João II morreu, o jovem Duque de Beja é coroado rei.

Em 1497 casa-se com a viúva do príncipe D. Afonso, D. Isabel, filha dos reis católicos espanhóis e herdeira do trono, e da qual teve um filho, D. Miguel, mas que morre pouco depois da própria mãe. Casa então em 1500 com a cunhada D. Maria, que lhe dá muitos filhos, como o futuro rei D. João III. A sua última mulher seria D. Leonor, irmã de Carlos V. com quem casou em 1547.

Foi um dos mais notáveis políticos e reis portugueses, rodeando-se de homens cultos, modernizando o estado, a justiça, a economia, e faz uma reforma administrativa, mas tornando Portugal na maior potencia marítima, que dá origem aos Descobrimentos, e no seu patrocínio das artes, que se torna um ícone da historia de Portugal.

Morreu em Lisboa a 13 de Dezembro de 1521.

Sem comentários: