A Ponte das Barcas (1806) foi a primeira "ponte" que existiu entre o Porto e a, na altura, Vila de Gaia.
No dia 29 de Março de 1809 devido à fuga dos habitantes da cidade do Porto, a ponte cedeu e matou milhares de pessoas.
Em 1843 é inaugurada a Ponte D. Maria II, assente em dois pilares de 18 metros de altura, deles pendendo os cabos de suspensão do tabuleiro com 6 metros e 220 fios de ferro cada. Hoje apenas restam 2 pilares na margem direita.
Inaugurada em 1877, a Ponte D. Maria Pia, foi projectada por Gustavo Eifel. O nome é uma homenagem à esposa do rei D. Luis I.
Até á poucos anos era a entrada ferroviária da cidade do Porto para quem vinha do sul.
Em 1886 é inaugurada a Ponte D. Luis I, de autoria de Teófilo Seyrig, sócio de Eifel , sendo bastante robusta, tem duplo tabuleiro em cotas diferentes, sendo actualemnte o cimeiro utilizado pelo Metro do Porto.
Em 1963 é inaugurada a Ponte da Arrábida com um vão de 270 metros, o que era um recorde mundial em pontes em arco de betão armado.
Em 1991 é inaugurada a Ponte de São João, também de Edgar Cardoso, apoiada nas margens e que substitui a já velhinha Ponte D. Maria Pia.
A Ponte do Freixo é de António Reis, e na realidade são duas pontes gémeas, com 10 metros entre si, com 900 metros de comprimento e 8 faixas de rodagem.
A Ponte do Infante foi inaugurada em 2003 e liga a Serra do Pilar ás Fontainhas e veio substituir o tabuleiro superior da Ponte D. Luis I.
E como diz a musica dos JáFumega: " A ponte é uma passagem p´ra outra margem".
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