sábado, 9 de junho de 2012

Ingrina



Praia de acesso não muito fácil, é muito sossegada e com calhaus, tem um bar entre palmeiras é uma das jóias do Algarve. Quem gosta de bivalves tem aqui um local privilegiado, nesta praia entre rochas e resguardada dos ventos agrestes.
Quem é apaixonada pela botânica tem aqui um excelente local. Aqui existem várias espécies raras e únicas no mundo, devido ao seu microclima especial. Também é uma área de grande interesse para observar aves migratórias.
Este local é mais agradável fora do verão ou seja entre Setembro e Abril, sendo aqui a zona mais temperada de Portugal. É mesmo um mundo á parte.

A Oeste está a praia do Martinhal, se águas límpidas, com 5 pequenas ilhas em frente, paraíso para as aves, mas fáceis de alcançar de barco.

Perto a aldeia da Raposeira, onde viveu e morreu o Infante Dom Henrique. Podemos visitar a igreja matriz do século XVI, de estilo manuelino, com uma curiosa misula em forma de rosto humano. Na povoação encontram-se várias casas com portais dos séculos XV e XVI.
Perto a ermida de Nossa Senhora da Guadalupe (possivelmente do século XIII), de românico tardio e gótico, onde o Infante ia orar frequentemente. Foi construída pelos Templários, e tem no interior capiteis decorados com rostos humanos, dotados de grande realismo, pouco comum para a época.

Budens está situada numa ladeira e tem uma igreja matriz, templo rural do século XVI, com belos paramentos no interior e uma imagem de São Sebastião do século XVIII.
Também se pode visitar a ermida de Santo António do mesmo século, e a ermida de São Lourenço de estilo árabe do século XVI.

A este a praia do Zavial, maior do que a de Ingrina e também tranquila e bela

Sem comentários: