domingo, 11 de março de 2012

O caminho marítimo para a Índia


D. João II, depois de subir ao trono, manda construir a fortaleza da Mina, encarregando Diogo de Azambuja de tal projecto. Uma armada de 10 caravelas parte em 1481 de Lisboa com 600 homens para tal tarefa.
Em 1482 Diogo Cão descobre a foz do Zaire, deixando ai um padrão.
U ano mais tarde chega ao Congo.
Em 1486 João Afonso de Aveiro chega ao reino de Benim.

Em Agosto de 1497 é iniciada a viagem de Bartolomeu Dias, que inicia a descoberta para o caminho marítimo para a Índia, pois foi a primeira feita com esse objectivo específico. Pêro de Alenquer era o piloto. Passaram o Cabo do Bojador e do das Tormentas (D. João II havia de o chamar da Boa Esperança).
Quando D. João II morreu já estavam a ser preparadas as quatro naus que levariam Vasco da Gama e os seus homens á Índia. Eram a São Gabriel comandada pelo próprio Vasco da Gama e pilotada por Pêro de Alenquer. São Rafael, comandada por Paulo da Gama (irmão de Vasco da Gama) e pilotada por João de Coimbra. Bérnio comandada por Nicolau Coelho e pilotada por Pêro Escobar, e uma barca de mantimentos chefiada por Gonçalo Nunes.
Quatro meses depois estavam no Cabo da Boa Esperança. A 25 de Novembro chegaram á baia de São Brás em Moçambique vencendo as correntes. Chegaram a Quelimane a 22 de Janeiro de 1498 para debelar a praga de escorbuto que atacava a tripulação. A 7 de Fevereiro aportaram em Moçamba, e a 13 em Melinde onde foram bem acolhidos pelo “sultão” e lhes foi providenciado 2 pilotos para os levar a Calicute.
Partiram a 24 de Abril, e em 19 de Maio de 1498, chegaram enfim ao destino sonhado desde á um século pelos portugueses.
No entanto o soberano não os acolheu e até os perseguiu, pois tinha sido “envenenado” pelos comerciantes árabes e asiáticos, com receio da perda da sua influência comercial.
A 10 de Julho de 1498, Vasco da Gama decide regressar a Portugal.

A travessia do Indico foi fatal para muitos, e perde-se a nau São Rafael.
Um temporal em Cabo Verde separa a nau Bérnio que chega a Lisboa em 10 de Julho de 1499, e arremessa a São Gabriel á ilha de Santiago. Ele entrega-a a João de Sá para que seguisse viagem até Lisboa, e fica a auxiliar seu irmão Paulo da Gama que se encontra doente com gravidade. Freta uma caravela que o leva até Angra do Heroísmo, onde Paulo da Gama falece.
Vasco da Gama parte a 19 de Agosto, e a 9 de Setembro é recebido em Lisboa triunfalmente.

Sem comentários: