domingo, 21 de setembro de 2014

Entre o arrozal e a serra

A zona entre os arrozais de Soure e a Serra da Lousã, é uma região de transição entre o calcário e o xisto.
Condeixa-a-Nova é a porta de entrada desta região. Foi sempre conhecida pelo seu clima ameno, o que levou a fidalguia a escolhê-la para erguer belos palacetes.
Entre a Serra de Sicó e a Ribeira de Bruscos, o encanto dos moinhos.
O Palácio dos Figueiredos, seiscentista mas sóbrio, tem pátio interior e é hoje o edifício da câmara municipal. O Palácio dos Lemos é setecentista, sendo o único que escapou ao incêndio do general Ney, aquando das invasões francesas.
A Igreja Matriz tem alguns traços do renascentismo coimbrão.
Para interior a Senhora das Dores, local de romarias.

Entra-se na terra do Rabaçal, famosa pelo seu queijo de pasta mole e sabor único.
A Senhora do Circo é outro local de romaria, com muro circular. A capela foi reformulada em 1842.
Em Germanelo um pequeno castelo do século XII, com muralhas refeitas, a 360 metros acima do Rio dos Mouros.

Penela é local mágico com o seu castelo em cima de um penhasco, e que tem intramuros a Igreja de São Miguel. Além desta existem extramuros a Igreja de Santa Eufémia, a Igreja da Misericórdia e o Convento de Santo António.


Em Semide existe ainda o convento beneditino, de fachada austera com a igreja á esquerda. Do incêndio de 1664 só ficou o claustro. O templo actual é de 1697. O pórtico tem uma imagem de São bento e o escudo da ordem. A igreja é de uma só nave e tem gradeamento a separara o coro, no altar-mor as estátuas em traje beneditino de Santa Escolástica e São Bento. No século XVIII forma acrescentados os azulejos das paredes. O coro tem um cadeiral com figuras da ordem incluindo o São Bernardo em hábito branco. O claustro sofreu com o saque dos seus azulejos, tendo o que está junto á igreja, sido destruído pelo incêndio de 1990, que também afectou a sacristia.

Sem comentários: