terça-feira, 26 de agosto de 2014

Gralheira e Freita

Serra que separam o litoral da ria e das gafanhas, das terras altas do norte do distrito de Viseu. Percorrer estas serras é achar encantos e surpreender-se a cada curva.
O Santuário da Senhora da Mó fica junto á vila de Arouca, instalado em cima de uma rocha branca, com cúpula em bico em estilo árabe.
Aqui foi explorado o volfrâmio, pelo que as velhas minas encontram-se espalhadas pela serra, exploradas na altura da segunda guerra mundial, para os dois lados do conflito, tal era a duplicidade e a hipocrisia de Salazar.
A imagem da senhora com o menino no braço esquerdo, é uma mistura de pedra e madeira. O menino está de pé e segura um pássaro.
Nessa altura as terras de Lafões eram muçulmanas, sendo o califado em Córdoba, que depois seria transformado em taifas.

Albergaria da Serra (que já foi das cabras), já foi sede da serra da Freita. Ai foi fundada no século XII uma albergaria, que no século seguinte seria reformada por D. Mafalda, irmã de D. Afonso II
A Senhora da Laje marca o começo do planalto da Serra da Freita. È um local de romaria de uma beleza impar, e cravejado de cruzes que representam as freguesias dos concelhos de Arouca e Vale de Cambra.
A Frecha da Mizarela é uma queda de água abrupta (60 metros)  do rio Caima, que só espanta pela surpresa. Também nesta serra o famoso fenómeno das pedras parideiras, único no mundo.

Lourosa de Campos tem torre medieval e um pequeno museu de arte sacra. 

Sem comentários: